Objectivo deste blog


O blog "Portugal, um cais do mundo" pretende responder à pergunta "Que país queremos ser?".
Os autores propõem-se contribuir para esta questão por três vias:
- Aprofundar - Disc
utir modelos de optimização do papel de Portugal nas redes da globalização.
- Implementar - Propor formas de concretizar o sonho "Portugal, um cais do mundo".
- Divulgar - Tornar o sonho visível em Portugal e promover o reconhecimento internacional.


=================================================================================================================

Uma escola global para um Portugal global

(O meu agradecimento ao Paulo, pela ideia e pelo convite. Vamos a isto, que o desafio não é pequeno!)

Ainda antes de chegarmos aqui, já várias vezes tínhamos conversado sobre isto: a ideia de "Portugal global" tem de ser desenvolvida, discutida, acolhida, muito, muito cedo. Sim, na escola.

Na escola primária, talvez mesmo com primeiras referências ainda antes, no ensino pré-primário. E depois, sempre, com consistência, com persistência, com ambição e sonho.

Começamos a viver num país que compreende bem quais os instrumentos mínimos de navegação: o inglês e as tecnologias. Mas parece-me que falta enquadramento, motivação, sentido de rota.

De facto, os pequenos começam, cada vez mais pequenos, a dominar os computadores, os smartphones, os tablets. Cada vez mais cedo incorporam expressões de comunicação em inglês e aceitam a aprendizagem da língua universal como uma dimensão perfeitamente natural de crescimento. Mas é claro para eles até onde podem ir com tamanho arsenal?

É aqui que vale a pena propor: "Portugal Global" ou "Globalização", expressões e palavras que não se compreendem à primeira nem à segunda, mas que quanto mais cedo se ouvirem mais cedo se repetem, se respiram e transpiram. E é isso que se pretende com a antecipação desta discussão no percurso escolar dos mais novos.

As nossas escolas estão a mudar muito, parece-me, e, neste plano, no sentido certo, independentemente dos efeitos associados aos ciclos políticos. Da mesma forma, muitas empresas e associações da sociedade civil envolvem-se mais com as escolas para que, a vários níveis, se tornem mais abertas, mais autónomas, mais participadas e participativas.

O sentido é o certo e os ingredientes aproximam-se para um novo Portugal Global que se sente e se vive na escola. Desafio seguinte: dar a estes exemplos dimensão, escala. Vermos mais, muitas, escolas a integrarem estas reflexões nos seus projectos educativos. Vários de nós têm umas ideias a este respeito e estão já a lutar por elas. Mas como a empreitada é grande e o tempo sempre curto, mais gente a juntar-se à causa: sempre bem vinda!

Aceleremos para que o Carlos e o Paulo possam ter razão… antes de 2020 J.

1 comentário:

  1. Simples e brilhante, como sempre!
    Portus Cale!
    Portugal enfrenta hoje desafios acrescidos que convocam todos para o esforço e dedicação demonstrados em vários momentos da História.
    Concordo contigo Nuno! Hoje, não obstante a conjuntura adversa, estamos em condições de mobilizar um Capital Humano com capacidade de gerar riqueza, emprego e de promover a mudança para um Portugal mais competitivo e preparado para os desafios globais.
    A área da Educação/Formação deve desempenhar um papel estratégico no fortalecer dos laços de entreajuda e de cooperação entre Portugal e os Países de Língua Oficial Portuguesa, reforçando um espaço de oportunidades e dando escala a uma comunicação comum.
    A outra Linguagem que me parece uma aposta fundamental e que também tem que começar desde muito cedo é a Matemática, que nos transporta para um espaço global, já que é uma linguagem universal, e que nos prepara para novos resultados, partindo de uma base científica.
    “A formação é, não só uma exigência ética, mas também um dos melhores investimentos no futuro” (UNESCO_1969).
    Forte abraço e parabéns aos promotores da iniciativa - Portugal, um “cais do mundo”.

    ResponderEliminar