Objectivo deste blog


O blog "Portugal, um cais do mundo" pretende responder à pergunta "Que país queremos ser?".
Os autores propõem-se contribuir para esta questão por três vias:
- Aprofundar - Disc
utir modelos de optimização do papel de Portugal nas redes da globalização.
- Implementar - Propor formas de concretizar o sonho "Portugal, um cais do mundo".
- Divulgar - Tornar o sonho visível em Portugal e promover o reconhecimento internacional.


=================================================================================================================

Vem tu também, para Portugal

Nasci no norte da Europa. Há cerca de oito anos desenvolvi com colegas um produto inovador com excelente potencial. Impunha-se criar uma empresa para explorá-lo.
Éramos jovens e abertos, discutimos como fazê-lo, e um de nós questionou: porque não combinar empreendedorismo com um sítio agradável, daqueles onde se passa férias?
Outro sugeriu Portugal: um país á beira mar com um clima ameno, hospitaleiro, juventude com talento e formação que ele tinha conhecido durante o Erasmus.
Fomos a um site e gostámos. Um look atraente, e havia facilidades para empreeendedores: capital de risco em rede com Venture Capitals europeias, um regime fiscal favorável e parques de inovação com ligação ás universidades, apenas para citar algumas.
Contactámo-los e sentimos que nos queriam. Arriscámos e viemos.
Criar a empresa foi fácil. Conseguimos contratar recursos de excelente qualidade a um custo impensável no nosso país de origem, onde a concorrência pelo talento era muito maior.
Trabalhámos no duro, mas também disfrutámos. Em nenhum outro país da Europa podes fazer, quase todo o ano, breaks durante o dia para ir á praia surfar. Mesmo no pico do Inverno discutimos frequentemente ideias em esplanadas ao Sol. E divertimo-nos á brava, afinal é um país do Sul.
Fomos dos primeiros estrangeiros a optar por Portugal para criar uma start-up. Depois tornou-se conhecido e começaram a vir de todas as partes da Europa. Hoje contam-se centenas de empresas criadas por jovens como nós, e continuam a chegar mais. Até os portugueses se tornaram mais empreendedores neste caldo de culturas.
Houve um tempo em que tememos que este influxo acabaria ao gerar um problema de escassez de talento. Mas felizmente enganámo-nos. Em vez disso atraiu por sua vez muitos outros jovens que, havendo oportunidades profissionais, apreciam ir viver pelo menos uns anos para um país com Sol. Hoje são tantos que quase fazem esquecer o envelhecimento da população e a sustentabilidade das pensões de reforma, temas tão preocupantes há poucos anos atrás.
Agora Portugal está na moda, the place to go. Como em Israel há 10 anos, a inovação é hoje o motor do crescimento. As exportações a ela associadas crescem exponencialmente.
O país mudou, abriu-se. Pouco depois de chegarmos começaram voos directos para a California do Silicon Valley, o maior ecosistema de inovação do mundo. Seguiram-se outras ligações aéreas a centros no oriente. O volume de inovação atraiu Venture Capital que abre portas para a rápida internacionalização das melhores start-ups. Pouco a pouco Portugal tornou-se num hub trans-atlântico, atraindo talento, inovação e investimento.
Tivemos sucesso com a nossa empresa e já a vendemos. Investi uma boa parte do ganhos em algumas das melhores start-ups que entretanto fui aqui vendo surgir.
Já não era capaz de viver noutro país, em nenhum lado da Europa encontramos hoje esta combinação de vitalidade, inovação e cool lifestyle. A Europa precisava dum sítio assim.
Vem tu também.
Portugal, Janeiro de 2020

Nota do autor: pode não ser tão difícil como pensamos transformar esta ficção em realidade.



Carlos Brazao


Artigo publicado no semanário O Expresso de 07 de Janeiro de 2012

1 comentário:

  1. Excelente! Parece o guião de um vídeo promocional - que seria excelente para colocar no tal site de look atraente que os rapazes consultaram :)

    Quem poderia estar interessado em financiar este vídeo? e este site?

    ResponderEliminar